Mês de Halloween... Prepare-se para o especial de Halloween, imagens, filmes, noticias, festas tradicionais, símbolos, personagens e historias...
Etimologia
A palavra Halloween foi usado pela primeira vez no século 16 e representa um escocês variante da mais completa All-Hallows'-Even("noite"), ou seja, a noite antes de All Hallows 'Day . Embora a frase All Hallows ' é encontrado em Inglês Antigo ( ealra hālgena mæssedæg , massa-dia de todos os santos), All-Hallows-Even não é em si visto até 1556.
Pré-cristãos influências
O feriado do Dia das Bruxas é comumente pensado para ter raízes pagãs, embora a etimologia da palavra é cristã. O historiador Nicholas Rogers, explorando as origens do Halloween, observa que, embora "alguns folcloristas ter detectado as suas origens na festa romana de Pomona , a deusa dos frutos e sementes, ou no festival dos mortos chamado Parentalia , é mais tipicamente ligados ao Celtic festival de Samhain , derivado do irlandês antigo "fim do verão" Samuin significado. Samhain era o primeiro e o mais importante dos quatro dias trimestre do medieval irlandesa e escocesa calendário e, caindo no último dia do outono, foi um momento de tomada de estoque e preparação para os meses frios do inverno à frente . Houve também uma sensação de que este era o momento do ano em que os mundos físico e sobrenatural estavam mais próximos e as coisas mágicas podem acontecer. As almas dos mortos deveriam rever suas casas na véspera de Samhain . Para afastar esses espíritos, os celtas construíram enormes, simbolicamente regenerativas fogueiras e invocou a ajuda dos deuses através de animais e talvez até mesmo o sacrifício humano. Nas Ilhas Ocidentais da Escócia, a Sluagh , ou fada anfitrião foi considerado como composto de as almas dos mortos voando pelo ar, ea festa dos mortos no Halloween foi também o festival das fadas.
Influências cristãs
Halloween também é pensado para ter sido fortemente influenciada pelos cristãosfestas de Dia de Todos os Santos (também conhecido como Dia de finados , All Hallows , e Hallowtide ) e Dia de Finados . Falling on 01 de novembro e 2, respectivamente, coletivamente, eles foram um tempo para honrar os santos e rezando para o recentemente falecido, que ainda tinha de chegar ao céu. Papa Gregório IV ordenou sua observância igreja toda em 837. Até o final do século 12 eles se tornaram dias de festa de preceito em toda a Europa e envolveu tradições como tocar os sinos para as almas do purgatório e " souling ", o costume de cozer o pão ou bolos de alma para "todas as crysten batizou almas ". Foi tradicionalmente acreditava que as almas dos mortos vagavam a terra até o dia de Todos os Santos, e All Hallows 'Eve desde uma última chance para os mortos para ganhar vingança de seus inimigos antes de passar para o próximo mundo . Para evitar ser reconhecido por uma alma, os cristãos usavam máscaras e fantasias para se disfarçar, seguindo as velas acesas estabelecidas por outros para orientar a sua viagem para o culto no dia seguinte.Hoje, esta prática tem sido perpetuada através das crianças guising (doces ou travessuras ).
Na Grã-Bretanha os rituais de Hallowtide e Halloween foi atacada durante a Reforma como protestantes denunciou o purgatório como um " papista doutrina "incompatível com a noção de predestinação . Além disso, a crescente popularidade da Noite de Guy Fawkes (5 de Novembro), a partir de 1605 em Halloween viu tornar-se eclipsado na Grã-Bretanha, com a notável exceção da Escócia . Lá e em Portugal , foram comemorar Samhain e Halloween desde o início da Idade Média , e Kirk teve uma abordagem mais pragmática para o Dia das Bruxas, vendo-a tão importante para o ciclo de vida e ritos de passagem das comunidades locais e, assim, garantir a sua sobrevivência no país. almanaques norte-americanos do século 18 e início do 19 não dão nenhuma indicação de que o Halloween foi reconhecido como um feriado. Os puritanos da Nova Inglaterra , por exemplo, mantém uma forte oposição ao feriado e não foi até a massa irlandesa e escocesa imigração durante o século 19 que o feriado foi introduzido no continente a sério.Inicialmente confinado a as comunidades de imigrantes durante meados do século 19, foi gradualmente assimilado na sociedade e na primeira década do século 20, ele estava sendo celebrada costa a costa por pessoas de todas as origens sociais, raciais e religiosas.
Símbolos
Desenvolvimento de artefatos e símbolos associados com o Halloween formado ao longo do tempo.Por exemplo, a escultura de jack-o'-lanternas brota do Samhain costume de esculpir nabos em lanternas, como forma de lembrar as almas realizadas no purgatório . O nabo tem sido tradicionalmente usado em Irlanda e Escócia no Halloween, mas imigrantes para a América do Norte usou o nativo de abóbora , que é tanto mais suave e muito maior -. tornando-o mais fácil de esculpir do que um nabo Posteriormente, o marketing de massa de vários tamanho abóboras no outono, em ambos os mercados corporativo e local, fez abóboras universalmente disponível para esta finalidade. A tradição americana de escultura em abóboras é gravado em 1837 e foi originalmente associado com a época da colheita, em geral, não se tornando especificamente associadas com o Halloween, até meados do século 19 para o final.
O imaginário do Halloween é derivada de várias fontes, incluindo costumes nacionais, obras de gótico e horror literatura (como o romance Frankenstein e Drácula ) e filmes de terror clássicos (como Frankenstein e A Múmia ). Uma das primeiras obras sobre o tema do Halloween é do poeta escocês John Mayne , que, em 1780, tomou nota das brincadeiras no Dia das Bruxas, "O brincadeiras fearfu 'acontecer!" , bem como o sobrenatural associada com a noite, "bogies"(fantasmas), influenciando Robert Burns ' Halloween de 1785. Elementos da estação do outono, como abóboras, milho cascas e espantalhos , também são predominantes. Casas são muitas vezes decoradas com esses tipos de símbolos em torno de Halloween.
Imagens de Halloween inclui temas da morte , do mal , o ocultismo , e míticos monstros . preto e laranja são cores tradicionais do feriado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário